Quem somos?

DOCENTES

Mariangela Rios de Oliveira (Líder)

 Líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática – UFF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP. Bolsista de PQ 1C do CNPq. Conselheira da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN e líder nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Membro do comitê de avaliadores da SBPC, da Fapesp, da Faperj e de outras instituições. Tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, mudança linguística, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe do português e ensino.Link para Lattes Grupos de Pesquisa

Monclar Guimarães Lopes (Vice-líder)

Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) e especialização em Língua Portuguesa/Literatura Brasileira pela Faculdade da Região dos Lagos (FERLAGOS). É mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF/GLC e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. É pesquisador dos grupos de pesquisa Discurso e Gramática (D&G) e Conectivos e Conexões (CCO), ambos sediados na UFF. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, gramática de construções, morfossintaxe, linguística textual e referenciação.Link para Lattes. Página profissional:https://www.professores.uff.br/monclarlopes/

Dennis da Silva Castanheira (Pesquisador)

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera e integra projetos de ensino, pesquisa e extensão. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa da UFF. É pesquisador do Grupo de Estudos Discurso Gramática (UFF) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (UFRJ). Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Atua, na Fundação CECIERJ, como tutor da disciplina Introdução à Semântica. Exerce regularmente o papel de editor convidado de revistas acadêmicas, de organizador de coletâneas investigativas e de organizador de eventos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados do Brasil e do exterior. Publica suas investigações em revistas científicas e em livros técnicos. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. Áreas de atividade/interesse: Funcionalismo norte-americano; Linguística de Texto; Sociofuncionalismo; Ensino de língua portuguesa; Literatura infantil e juvenil. Link para Lattes.

Ivo da Costa do Rosário (Pesquisador)

Possui graduação em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF. É líder do grupo de pesquisa CCO (Conectivos e Conexão de Orações) e pesquisador do grupo de estudos Discurso & Gramática – D&G, ambos sediados na UFF. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, morfossintaxe, articulação de cláusulas, conectivos.Link para Lattes e Grupos de Pesquisa

Flavia Saboya da Luz Rosa (Pesquisadora)

Possui duas graduações em Letras, Bacharelado em Língua e Literatura Italiana (2009) e Licenciatura em Português-Francês (2014), Mestrado (2012) e Doutorado (2019) em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente desenvolve pesquisas na linha Teoria e Análise Linguística junto ao grupo de estudos Discurso & Gramática – D&G UFF e atua como secretária executiva da Faculdade de Odontologia da UFF – Niterói.Link para Lattes

Natival Almeida Simões Neto (Pesquisador)

Professor Assistente-B de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua, também, como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS). Doutor e Mestre na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduou-se em Letras Vernáculas (Licenciatura) nessa mesma universidade. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É o atual presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE) – Biênio 2023-2024. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de morfologia, semântica e antroponímia da língua portuguesa. Interessa-se, em especial, por trabalhos que se insiram no âmbito da Morfologia Histórica, Morfologia Construcional, Gramática de Construções, Linguística Funcional Centrada no Uso, Semântica Cognitiva e Antroponomástica. Está cadastrado no diretório dos seguintes grupos de pesquisa: (a) PROHPOR – Programa Para a História da Língua Portuguesa (UFBA); (b) CE-DOHS – Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (UEFS); (c) DeG – Discurso e Gramática (UFF). Coordena o projeto “CONHPOR – Construcionário Histórico da Língua Portuguesa: esquemas morfológicos e sintáticos do português em abordagens construcionais, relacionais e cognitivistas – Primeira etapa: o português arcaico (séculos XII-XVI), cuja resolução CONSEPE/UEFS 116/2021 foi publicada em 20 de novembro de 2021, no Diário Oficial do Estado da Bahia. Atuou na organização das seguintes coletâneas: (a) Língua Portuguesa: temas em Filologia e Linguística Histórica (UEFS Editora, 2023); (b) Morfologia Construcional: avanços em língua portuguesa (EDUFBA, 2022); (c) Nomes próprios: abordagens linguísticas (EDUFBA, 2021); (d) Dez leituras sobre o léxico (EDUNEB, 2019); (e) Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudos (EDUNEB, 2018); (f) Redes lexicais: descrições, análises e histórias (Editora Mares, 2016). É autor de artigos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais. E-mail para contato: nativalneto@gmail.com; nasneto@uefs.br. Link para o Lattes.

Vanessa Barbosa de Paula (Pesquisadora)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras – Português/Literaturas- pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ -2005), especialização em Língua Portuguesa também pela FFP/UERJ (2007) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora de língua portuguesa da Prefeitura Municipal de Maricá e da Fundação Pública Municipal de Educação de Niterói. É membro do Grupo de Pesquisa Discurso & Gramática (D&G), sediado na UFF. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística. Link para o Lattes.

Vania Rosana Mattos Sambrana (Pesquisadora)

SAMBRANA, Vania Rosana Mattos. Doutorado em Estudos de Linguagem, subárea – Linguística, pela Universidade Federal Fluminense (2017-2021). Em 2017, concluiu Pós-graduação em Estudos de Linguagem, nível Mestrado, subárea linguística, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Possui Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2013). Possui licenciatura em Letras – Português/Inglês pelo Centro Universitário Augusto Motta (1991). Possui experiência na área de Letras com ênfase em docência em Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa no ensino fundamental e médio. Atua em grupos de pesquisa: “Discurso & Gramática” (D&G/RJ-UFF); e “Conectivos e Conexão de Orações” (CCO-UFF), categoria pesquisadora. Foco de pesquisa – A interface entre morfossintaxe e macrossintaxe da Língua Portuguesa, com ênfase na abordagem Funcional-Construcionista dos Marcadores Discursivos em perspectivas Diacrônica e Sincrônica. Link para o Lattes.

ESTUDANTES

Alexandre Vidal dos Santos (Mestrando)

Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor de língua estrangeira – inglês da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Link para o Lattes.

Ana Luiza Costa Boechat (IC)

Graduanda em Letras – Espanhol pela Universidade Federal Fluminense, 7 período. Atualmente, é pesquisadora bolsista de iniciação científica (CNPq) sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. E-mail: anaboechat@id.uff.br. ORCID 0009-0001-3092-9772. Link para o Lattes.

Bárbara Andrea Fontoura Bittencourt (Mestranda)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor docente i da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Mestranda no Programa de Estudos de Linguagens – Linha 1 Teoria e Análises Linguísticas. Link para o Lattes.

Brenda da Penha de Oliveira (Mestranda)

Graduada em Letras (português/literaturas), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ FFP). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2020) e do Programa de Residência Pedagógica (2020-2022). Participou como bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica desenvolvendo pesquisa sobre a construção marcadora discursiva “(es)pera aí” em uso no Português Contemporâneo. Atualmente, é mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Link para o Lattes.

Carolina Fonseca Reis (Mestranda)

Mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) (iniciado em 2022.1). Licenciada em Letras-Português/Literaturas pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Discente do Grupo de Pesquisa Discurso e Gramática (DG), com sede na UFF. Professora do Ensino Médio da rede particular da cidade do Rio de Janeiro. Contato: fonsecacarolina@id.uff.br. Link para o Lattes.

Cristian Matias do Nascimento Corrêa (Mestrando)

Formado em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi membro do Grupo de Estudos Discurso e Gramática (D&G-UFF) e bolsista do PIBIC (CNPq) durante três anos. Possui os certificados FCE (Cambridge English: First) emitido pela University of Cambridge, e DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) outorgado e emitido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0240382411463787 

Cristofer Cordeiro Alexandrino da Conceição (IC)

Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2020), bacharel em Direito pelo Centro Universitário La Salle Rio de Janeiro – Unilasalle/RJ (2023), graduando em letras-literaturas pela Universidade Federal Fluminense – UFF e pós-graduando em Política e Sociedade pelo IESP/UERJ. Atualmente é estagiário na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e no Centro de Línguas da Universidade Federal Fluminense – CELUFF/UFF. Atua como voluntário no Setor de Ação Comunitária do Centro Universitário La Salle Rio de Janeiro – Unilasalle RJ, como diretor de comunicação do Comitê de Jovens Arbitralistas – CJA/CBMA e como gerende de administração na Associação Atlética Acadêmica de Letras da UFF, atuando nos seguintes temas: direito tributário, pessoas em situação de rua, políticas públicas, linguagens e direitos humanos. Link para o Lattes.

José Jorge Gomes de Sá (Mestrando)

Professor titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II (CPII). Possui graduação em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2003), Especialização pelo Liceu Literário Português (2009) e, atualmente, mestrando em estudo de Linguagens pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro dos grupos de pesquisa ?Laboratório de Estudos de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura? (LEPELL – CPII) e “Discurso & Gramática” (UFF). Atua como professor do ensino básico de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual há 22 anos. Foi professor Municipal, Estadual e de diversas instituições particulares do Rio de Janeiro. Lecionou também nos segmentos de concursos públicos, pré-vestibulares e pré-militares, além de aulas em eventos pelo Brasil. Foi elaborador de materiais de alguns cursos do Rio de Janeiro. Atualmente é elaborador de materiais do curso on-line Proenem. Link para o Lattes.

Marcello Martins Machado (Doutorando)

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), graduando em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística. Participa do grupo de pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO). Integrou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES na área de letras/espanhol como bolsista de iniciação à docência (2017-2018) e o Programa de Residência Pedagógica  PIRP UFF / CAPES na área de letras/espanhol como residente (2018 – 2020).  Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/9640180725276869 

Marcos José Martins da Costa (Mestrando)

Marcos José Martins da Costa é graduado em Letras – Língua Portuguesa/ Literatura pela Universidade Estácio de Sá (2006); pós-graduado (Lato Sensu) em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2018) e graduado em Pedagogia pela UNINTER( 2021). Leciona Língua Portuguesa e Redação para os ensinos Fundamental II e Médio há mais de 16 anos, dedicando-se, desde 2013, ao Colégio da Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro. Além disso, exerceu cargo de Professor I na Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) no ano de 2021 e atuou em nível superior pela Universidade de Vassouras durante o ano de 2022 como professor especialista. Atualmente, é mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), integrando o Grupo de Estudos Discurso & Gramática da referida instituição. Sua pesquisa se dá no campo da Linguística Funcional, especificamente na construcionalização dos verbos ver e olhar. Link para o Lattes.

Mayra Laurindo Rabello (Mestranda)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal Fluminense. Graduanda em Letras, habilitação em Espanhol, na Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. E-mail: mayra_laurindo@id.uff.br. Link para o Lattes.

Nice da Silva Ramos (Doutoranda)

Doutoranda em Estudos da Linguagem (UFF), Mestre (UFF/2019) e graduada em Letras – Português/Literaturas (UFF/2000). Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual (RJ). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e membro dos Grupos de Pesquisa Discurso Gramática (DG/UFF) e Conectivos e Conexão de Orações (CCO/UFF). Atuou nos seguintes temas: funcionalismo linguístico, multifuncionalidade e “aliás”. Atualmente, atuando na pesquisa sobre os “Padrões construcionais instanciados por “saber” – da oração transitiva à marcação discursiva: uma análise centrada no uso”, na abordagem teórica da Linguística Funcional Centrada no Uso.E-mail: niceramos@id.uff.br. Link para o Lattes.

Samara Costa Moura (Doutoranda)

Graduada em Letras Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Discente dos Grupos de Pesquisa “Conectivos e Conexão de Orações(CCO)” e “Discurso e Gramática/UFF (D&G-UFF)”. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/5741876753251410  

Simone Josefa da Silva (Doutoranda)

Possui graduação em Letras – Português/Espanhol pelo Centro Universitário da Cidade (2007). Especialização em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português (2018). Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2022). Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Discente do Grupo de Pesquisa Discurso e Gramática (D&G), com sede na UFF. http://lattes.cnpq.br/9799368431000021

Viviane Correa de Souza (Doutoranda)

Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Letras e Linguística pelo Programa PPLIN/UERJ. E Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela mesma Instituição, em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Educação Especial Inclusiva e em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Licenciada em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atualmente participa do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (D&G) na Universidade Federal Fluminense. Tendo como Coordenadora a Professor Doutora Mariangela Rios de Oliveira e a participação de outros professores. Link para o Lattes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skip to content