Memória do D&G

 

Começando…

 

Na década de 1990, o professor Sebastião Josué Votre, estimulado pela professora canadense Dianne Vincent, criou um grupo mais especificamente voltado para investigações funcionalistas sobre o relacionamento Discurso e Gramática (D&G), nome que adotou para o novo projeto. Esse grupo inspirou-se princialmente nas ideias de Sandra Thompson, Wallace Chafe e Talmy Givón.

O Grupo Discurso & Gramática é uma comunidade acadêmica orientada pela vertente funcionalista dos estudos linguísticos, liderada nos Estados Unidos por Talmy Givón, Sandra Tompson, Elizabeth Closs-Traugott, Paul Hopper, Joan Bybee, e na Alemanha por Christian Lehmann, Bemd Heine e Tania Kuteva.     As atividades desenvolvidas centram-se nas questões do uso da língua portuguesa, em suas distintas modalidades, registros e gêneros, seja na sincronia atual, seja em sua trajetória ao longo dos séculos.

Os pesquisadores do grupo vêm publicando, desde o início da década de 1990, livros e artigos na área de linguística funcional , com especial atenção para os processos de mudança linguística e gramaticalização, buscando, não apenas divulgar os fundamentos teóricos funcionalistas, mas também apresentar novas propostas de análise acerca do português brasileiro e de línguas antigas como o grego e o latim.

Desde 1996, o Grupo de Estudos Discurso & Gramática promove anualmente seminários com o objetivo de os pesquisadores das três universidades exporem suas pesquisas e discutirem seus resultados, promovendo a necessária unificação do grupo. Além do desenvolvimento de estudos científicos o Grupo D&G atua na coleta, organização, e armazenamento eletrônico do banco de dados intitulado Corpus Discurso & Gramática – a língua falada e escrita, referentes às cidades do Rio de Janeiro, Rio Grande, Juiz de Fora, Natal e Niteroi.

Em Niteroi, na UFF…

 

 

O Grupo de Estudos Discurso & Gramática – UFF vem desenvolvendo, desde 1997, pesquisas dos fenômenos relativos à continuidade, variabilidade e mudança morfossintática na língua portuguesa.  Desde sua criação, o grupo vem formando jovens cientistas, mestrandos e doutorandos, com o registro de três premiações na Jornada de IC da instituição, além de várias indicações entre os 10 melhores trabalhos da área de Letras e Linguística.

No ano de 2012, o D&G – UFF realizou o I Simpósio, Perspectivas Teórico-metodológicas da Teoria Funcionalista: Refinando Pressupostos e Procedimentos. Neste simpósio, nosso objetivo foi reunir pesquisadores de distintas e prestigiadas instituições do país que lidam com a investigação funcionalista de vertente norte-americana.

O evento congrega UFF, UFRJ, UFRN, UFMG, UFJF, USP e UNESP, constituindo-se em espaço acadêmico capaz de ensejar a reflexão e o refinamento de pressupostos teóricos e de procedimentos metodológicos que têm ocupado a mais recente agenda de trabalho dos que se voltam para a descrição e a análise de aspectos funcionais da linguagem.

Além de pesquisadores mais experientes, o I Simpósio recebe doutorandos, mestrandos e graduandos, reunindo, assim, investigadores de distinta experiência com o aparato teórico-metodológico funcionalista, na saudável troca que deve pautar a atividade de pesquisa.

Publicações

 

 

O Grupo D & G no ano de 2003 lançou “Linguística funcional – teoria e prática”. Em 2005, foi lançado “Gramaticalização”, pela Editora da UFRJ. Em 2008, foi lançada pela Editora Contexto a obra “Manual de Linguística”, produção do Grupo D&G. Ainda em 2008, foi publicada a coletânea “Pesquisa em linguística funcional: convergências e divergências”, organizada por Oliveira e Rosário e publicada em 2009 pela Léo Christiano Editorial.

Em 2012, o grupo lançou uma coletânea sobre adverbiais, editada pela Eduff, com os resultados mais expressivos da pesquisa até agora empreendida. A obra venceu o edital Coleção Ensaios, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, em 2011.

Eventos internacionais

 

 

Em 2007, o D&G inovou com a organização de eventos internacionais recebendo na UFRJ a professora Tânia Kuteva (Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf), que proferiu palestras e minicurso; e, no mesmo evento, os professores Elizabeth Closs Traugott (Universidade de Stanford) e Bernd Heine (Universidade de Colônia), que participaram do XII Seminário Nacionale do  I Seminário Internacional do Grupo Discurso & Gramática.

Em 2009, O D&G organizou, em Natal (UFRN), o II Seminário Internacional: A Linguística Funcional em Perspectiva, recebendo o professor Christian Lehmnan (University of Erfurt). O evento foi composto, também, da apresentação de inúmeros trabalhos de integrantes do grupo vindos de outros estados, além de dois minicursos oferecidos pelos professores Lehman e Mariangela Oliveira (UFF).

Em2011, o grupo sediou o XVI Seminário Nacional e o III Seminário Internacional do D&G, com a participação da profa. Joan Bybee (University of New Mexico), que ministrou minicurso Linguística funcional e cognição.

Em 2012, o grupo organizou, na UFRN, o XVII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional. Participaram do evento pesquisadores da UFRJ, UFF, USP, UNESP, UFPE, UFPB e UERN. Este ano, o Seminário contou com a presença do professor Dirk Nöel, da Universidade de Hong Kong, que ministrou o minicurso Gramaticalização e Gramática de Construções.

Em 2013, foi a vez da sede da UFRJ organizar o XVIII Seminário Nacional e V Seminário Internacional do Grupo D&G, além de importantes nomes nacionais da linguística funcional baseada no uso, o evento contou com a ilustre presença do Professor Graeme Trousdale, da Universidade de Edinburgh. O pesquisador vem trabalhando em parceria com a Profa. Traugott, repensando temas que envolvem a mudança linguística, tais como: construcionalização, lexicalização, gramaticalização, entre outros. Esse trabalho tem produzido várias recentes e importantes publicações.

Em 2014, o D&G-UFF organizou o XIX Seminário do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, que se configurou como o VI Seminário Internacional. Sob o título “Discurso e Gramática em Perspectiva construcional”, o evento promoveu a divulgação e a discussão reflexiva acerca da tendência atual da pesquisa funcionalista voltada para a análise da linguagem e da mudança linguística a partir do modelo construcionalista.  O seminário contou com a presença da prof. Nikolas Gisborne, da Universidade de Edimburgo, Escócia e, como convidados nacionais, os professores Angélica Rodrigues, da UNESP/Arar, Gisele Cássia Sousa e Sebastião Carlos Leite Gonçalves, da UNESP/SJRP, que lideram grupos de pesquisa em linguística funcional em suas instituições.

Em 2015, a sede de Natal-RN organizou o o XX Seminário Nacional e VII Seminário Internacional do Grupo D&G. O evento reuniu pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras, tais como UFF, UFRJ, UNESP, UFRN e UERN. Além disso, contou com a participação da professora Mirjam Fried, da Charles University in Prague e com conferências, mesas-redondas, minicurso e apresentações de trabalho de alunos de pós-graduação.

Em 2016, o D&G-UFRJ organizou o o XXI Seminário Nacional e VIII Seminário Internacional do Grupo D&G intitulado Abordagens construcionais para a variação e mudança linguística. O evento reuniu pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras, tais como UFF, UFRJ, UFJF, UFRN.  Além disso, contou com a participação da professora Adele Goldberg (University of Princeton).

Em 2017, o D&G UFF organizou o XXII Seminário Nacional e IX Seminário Internacional do Grupo D&G, com o título Mudança linguística em perspectiva construcional. O D&G trouxe à Niterói o professor Graeme Trousdale (University of Edinburgh), para conferência, minicurso e consultoria a docentes e alunos de pós-graduação e de graduação da região fluminense.

Em 2018, o D&G UFRN organizou o XXIII Seminário Nacional e o X Seminário Internacional do Grupo D&G, sob o título Construction grammar: theoretical and pratical issues. O evento contou com pesquisadores de várias instituições de ensino superior, notadamente da Região Nordeste, tendo a participação internacional do professor Martin Hilpert (University of Neuchâtel), que ministrou minicurso, proferiu conferência e participou em sessões acadêmicas com os membros do D&G.

Em 2019, o D&G UFRJ organizou o XXIV Seminário Nacional e o XI Seminário Internacional do Grupo D&G, sob o título Experimental methods in construction grammar. O evento trouxe ao Brasil, para conferência, minicurso e demais atividades acadêmicas, o professor Florent Perek (University of Birmingham), além da professora Livia Oushiro (Unicamp).

Skip to content