Docentes

Mariangela Rios de Oliveira (UFF)

Título: Construções marcadoras discursivas do português: contextos de emergência, convencionalização e instanciação
Descrição: Propomos o levantamento, a descrição, a classificação e a análise de construções marcadoras discursivas (MD) do português com base na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Essa vertente conjuga o Funcionalismo e a abordagem construcional da gramática; na literatura norte-americana, recebe o nome Usage-Based Linguistics. Em termos internacionais, essa perspectiva pauta-se em Traugott e Trousdale (2013), Bybee (2010; 2015), Hilpert (2014) e Diessel (2017; 2019), entre outros. No Brasil, a LFCU é representada em Oliveira e Cezario (2017), Rosário e Oliveira (2016; 2021), Oliveira e Rosário (2015), Furtado da Cunha, Bispo e Silva (2013), Martelotta (2011), entre outros. A partir da pesquisa pancrônica, em viés qualitativo e quantitativo, dos contextos de uso de MD em perspectiva construcional, investigamos a emergência, a convencionalização e a instanciação de marcadores discursivos. Levamos em conta fatores de ordem estrutural, cognitiva e pragmático-discursiva, fatores esses considerados como mudanças pré e pós-construcionalização. Assumimos que a construcionalização de nossos objetos de pesquisa amplia a classe dos MD, assumida como prototípica e como hiperconstrução, segundo Diewald (2020) e Diewald e Politt (2020)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Mariangela Rios de Oliveira – Coordenador / Monique Borges Ramos da Fonseca – Integrante / Flávia Saboya da Luz Rosa – Integrante / Vânia Rosana Sambrana – Integrante / Nice da Silva Ramos – Integrante / Marcello Martins Machado – Integrante / José Jorge Gomes de Sá – Integrante / Alexandre Vidal Alves dos Santos – Integrante / Marcos José Martins da Costa – Integrante / Letícia Brito Moysés Fragoso – Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

Título: Língua portuguesa em perspectiva construcional – categorias gramaticais e conexão de orações
Descrição: Com base nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso (doravante LFCU), o projeto visa a levantar, descrever e analisar a rede construcional que forma a gramática do português a partir da seleção de determinados membros de categorias específicas da rede, assim referidas: a) marcadores discursivos; b) intensificadores de grau; c) construções paratáticas, hipotáticas e correlatas; d) elementos relacionais ? operadores argumentativos e conectores; e) elementos e componentes da transitivização oracional; f) preposições simples e complexas, relatores circunstanciais e advérbios preposicionados. A investigação tem perspectiva pancrônica, pois conjuga a abordagem histórica, com foco nos micropassos que levam a mudanças construcionais e construcionalizações na trajetória da língua, na perspectiva de Traugott e Trousdale (2013), à abordagem sincrônica, com o exame dos usos contemporâneos do PB, demonstrando a gradiência e a variabilidade que as categorias linguísticas pesquisadas exibem, como destacado em Bybee (2010; 2015). Além da atividade de análise empírica, o projeto também visa a efetuar uma rediscussão teórica, com vistas ao refinamento de alguns pressupostos da LFCU, de modo a adequar teoria e empiria, ajustando princípios e termos a fim de melhor darem conta das instâncias dos usos linguísticos com base em construções do português. Nessa perspectiva, o projeto se alinha com a pesquisa de ponta que vem sendo praticada nessa área científica, em nível internacional. A partir do desenvolvimento do projeto, pretende-se ainda contribuir, com seus resultados, para a atividade de ensino de língua materna no Brasil na Educação Básica. Para tanto, enfatizam-se: a) o caráter gradiente e variável das categorias gramaticais; b) o viés construcional que marca os usos linguísticos; c) os processos cognitivos de domínio geral que atuam na produção e na recepção de textos; d) a estreita vinculação e motivação entre estratégias pragmático-discursivas e e) a instanciação de categorias gramaticais da língua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Mariangela Rios de Oliveira – Coordenador / Ivo da Costa do Rosário – Integrante / Marcos Luiz Wiedemer – Integrante / Monclar Guimarães Lopes – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8

Monclar Guimarães Lopes (UFF)

Título: Conectores (supra)oracionais não canônicos do português: um estudo centrado no uso
Descrição: Neste projeto, propomos uma abordagem fundamentada nas dimensões da microgramática e da macrogramática (cf. HASELOW, 2016) para a descrição de conectores (supra)oracionais que atuem ora como articuladores sintáticos, ora como operadores argumentativos. Postulamos que esses elementos se distinguem quanto aos princípios de serialização quando articulam diferentes porções do texto. Na dimensão da microgramática, os articuladores sintáticos organizam relações hierárquicas de natureza morfológica e/ou sintática entre constituintes próximos, em um escopo textual relativamente pequeno. Na dimensão da macrogramática, os operadores argumentativos envolvem um escopo textual mais amplo e captam aspectos da própria enunciação e da noção de gênero como macroconstrução (cf. HOFFMAN; BERGS, 2018). Para dar conta dessa proposta, empregamos os pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso, em diálogo com os estudos da Linguística de Texto, na análise de dados empíricos do uso linguístico. Para esta pesquisa, interessa-nos a investigação, em perspectiva sincrônica, diacrônica ou pancrônica, de conectores não canônicos do português que articulem orações, períodos e/ou parágrafos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Monclar Guimarães Lopes – Coordenador / MOURA, Samara Costa – Integrante / Simone Josefa da Silva – Integrante / Viviane Correa de Souza – Integrante / Barbara Andrea Fontoura Bittencourt – Integrante / Carolina Reis Fonseca – Integrante / Carolina Mérida Reis – Integrante / Mayra Laurindo Rabello – Integrante / Ana Luiza Costa Boechat – Integrante / Brenda da Penha de Oliveira – Integrante.
Número de orientações: 2

Ivo da Costa do Rosário (UFF)

Título: Esquema [X de]conect em língua portuguesa: uma análise funcional centrada no uso
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral descrever e analisar a rede construcional do esquema [X de]conect e suas instanciações em língua portuguesa, em perspectiva sincrônica, à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso (cf. FURTADO DA CUNHA; BISPO; SILVA, 2013; ROSÁRIO; OLIVEIRA, 2016). A hipótese central é que o esquema [X de]conect abriga diversas microconstruções conectoras responsáveis pela combinação de orações hipotáticas não finitas em língua portuguesa, como antes de, depois de, em vez de, em prol de etc. A metodologia de pesquisa prevê um estudo de corpora de língua oral e escrita, sob o viés tanto quantitativo quanto qualitativo (cf. LACERDA, 2016), com ênfase nesta última modalidade. Este presente projeto de pesquisa insere-se em uma agenda maior de estudos em desenvolvimento no D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática) e CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações), que visa a rastrear e analisar o inventário geral de conectivos da língua portuguesa e os diversos processos de ligação intersentencial. Resultados parciais comprovam que instanciações do esquema [X de]conect distanciam-se dos seus usos prepositivos canônicos e passam a figurar no domínio da conexão interoracional, sendo marcados por inferências sugeridas e pressões de ordem pragmática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Ivo da Costa do Rosário – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Dennis da Silva Castanheira (UFF)

Título: USO E ENSINO DE CONSTRUÇÕES CONCESSIVAS, CAUSAIS E CONDICIONAIS SOB O PONTO DE VISTA FUNCIONAL-COGNITIVO
Descrição: O projeto de pesquisa tem como tema o estudo de construções oracionais iniciadas por conectores com a forma [X que] no português, como ainda que, se bem que, dado que, vai que, supondo que, com base nos pressupostos teóricos da Linguística (Funcional) Centrada no Uso ou Usage-Based Linguistics. Interessa-nos descrever, em diferentes gêneros textuais, as formas e as funções de construções instanciadas pela construção oracional mais abstrata com valor circuntancial [CONECT (S) V (C)]ORAÇÃO HIPOTÁTICA ADVERBIAL. Também nos interessa verificar os contextos em que as construções oracionais são usadas e os fatores que motivam usos de construções consideradas sinônimas como as iniciadas por ainda que versus mesmo que; dado que e posto que; etc. Das orações adverbiais, focalizaremos as que codificam os domínios da CAUSA, CONCESSÃO e CONDIÇÃO. Quanto à forma, todas são orações que estudaremos são hipotáticas (com diferentes graus de integração com as orações matrizes) e se iniciam por conectivo na forma [X que]; quanto à função todas têm em comum o fato de apresentar uma circunstância. Mas há diferenças importantes tanto entre as contruções de domínios semânticos distintos, como entre as construções de um mesmo domínio. Assim, nossa proposta é estudar as semelhanças e as diferenças, levando em consideração os pontos de vista formal, semântico-pragmático e cognitivo. Com esse estudo pretendemos, além de dar uma contribuição para a Linguística Teórica, dar também uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa, no que se refere à articulação entre as práticas de análise linguística, de leitura e de produção textual, conforme preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois o ensino de articulação de orações é parte do Programa do Ensino Fundamental, Médio e Superior e pode auxiliar na leitura e na construção de textos variados. Vale ressaltar que esse projeto vincula-se ao meu projeto de pesquisa em desenvolvimento com bolsa de Produtividade do CNPq (nível 1D)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dennis da Silva Castanheira – Integrante / Maria Maura Cezario – Coordenador / Deise Cristina de Moraes Pinto – Integrante / Priscilla Mouta Marques – Integrante / Roberto Freitas Junior – Integrante.

 

Titulo: ENSINO DE PRONOMES EM PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
Descrição: O presente projeto, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, tem como objetivo discutir o ensino de pronomes sob um viés funcionalista. Para isso, serão consideradas a análise da sua abordagem nos livros didáticos de Ensino Fundamental e Ensino Médio e a aplicação de intervenções didáticas em turmas nos dois níveis de ensino. A fim de fundamentar as investigações, será adotada a interface Funcionalismo norte-americano e o ensino de línguas, defendida, dentre outros, por Cunha e Tavares (2015), Oliveira e Wilson (2015), Oliveira (2021) e Bispo, Cordeiro e Lucena (2022). De acordo com os autores, na visão funcionalista, a língua é vista como um organismo vivo e mutável que está ligada a processos sociocognitivos e interacionais, em que estão presentes fatores linguísticos e discursivos de maneira simbiótica. Metodologicamente, adotamos, para análise dos materiais didáticos, uma perspectiva empírica qualitativa, em que serão considerados diferentes fatores, e, para as intervenções didáticas, uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Para isso, serão considerados materiais aprovados pelos editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático que estejam vigentes para os níveis Ensino Fundamental e Médio e também processos de intervenção didática em escolas públicas ou privadas. Com isso, objetivamos, a partir deste projeto, discutir o ensino de pronomes em perspectiva funcionalista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dennis da Silva Castanheira – Coordenador.

 

Título: A ABORDAGEM SOBRE PRONOMES DEMONSTRATIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
Descrição: O presente projeto tem como objetivo discutir a abordagem sobre os pronomesdemonstrativos nos livros didáticos de Ensino Médio por meio de uma perspectiva teóricafuncional-textual. A fim de fundamentar a pesquisa, será adotada a interface teórico-metodológicaentre o Funcionalismo norte-americano (BUTLER, 2003; BYBEE, 2010;OLIVEIRA, 2022), a Linguística de Texto (BERNÁRDEZ, 2003; VAN DIJK, 2015) e oensino de línguas, defendida por Castanheira (2017; 2022) e Castanheira e Lebler (2022). Deacordo com os autores, as duas teorias apresentam pressupostos semelhantes, tendo comoprincipal diferença o enfoque de aspectos distintos na análise linguística e, por isso, não sãoexcludentes, mas complementares, sobretudo pelos seus muitos pontos de contato. Sob esseviés, a língua é entendida como um organismo vivo e mutável e o texto é definido como umprocesso sociocognitivo e interacional, em que estão presentes fatores linguísticos, sociais,mentais, visuais e sonoros. Nessa interface, é proposto que o ensino de gramática deveconsiderar não apenas os aspectos estruturais, mas também as nuances pragmáticas presentesem textos reais. Metodologicamente, adotamos uma perspectiva empírica qualitativa, em queserão considerados três fatores para análise da abordagem dos livros didáticos acerca dospronomes demonstrativos. Como amostra, serão considerados materiais aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021, vigente atualmente. Com isso, objetivamos, a partirdeste projeto, ampliar a análise acerca das classes de palavras e, mais especificamente, dospronomes demonstrativos em materiais didáticos atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dennis da Silva Castanheira – Coordenador / Bábara Paim Lorena – Integrante.

 

Natival Almeida Simões Neto (UEFS)

Título: Pesquisas em Morfologia em Interface com a Sintaxe e com Estudos do Léxico
Descrição: Descrição: Resumo: Por muito tempo, a Morfologia ficou relegada a segundo plano nos estudos linguísticos, ora fazendo parte da fonologia ora, da sintaxe. Segundo Basílio (1999), sua história, enquanto disciplina linguística, é recente no Brasil. Sem destaque como objeto de estudo nas gramáticas tradicionais; com o estruturalismo, começou a se destacar e, com o advento do gerativismo no cenário brasileiro, o tratamento de fenômenos tradicionalmente considerados morfológicos passou a ser estudado em outros componentes. Atualmente, há estudiosos que se voltam especificamente para estudos morfológicos, sob diferentes enfoques e sob diferentes perspectivas teóricas: na Teoria Gerativa (CHOMSKY, 1981, 1995), seja numa vertente lexicalista , tais como Villalva (1994; 2000; 2007), Basílio (1999), seja em uma perspectiva não-lexicalista como a da Morfologia Distribuída (HALLE; MARANTZ, 1993; MARANTZ, 1997; HARLEY; NOYER, 1999), como Scher (2018; 2020); França (2008), gramática de construções (FILLMORE; KAY; O?CONNOR, 1988; KAY; FILLMORE, 1999), como Simões Neto (2021a; 2021b) etc. Verificam-se trabalhos estritamente morfológicos ou da morfologia com outras áreas, como fonologia, sintaxe, semântica e com estudos do léxico. Tem se destacado no Brasil e em Portugal pesquisas sobre processamento de línguas naturais, que têm ganhado espaço nas pesquisas em morfologia (PINTO; COSTA; VILLALVA, 2015; VILLALVA; PINTO; 2018; PINTO, 2017; LOPES, 2020; PEDERNEIRA et al, 2012; FRANÇA, 2008). Apesar de todos os trabalhos citados, ainda há muito o que se fazer no terreno da morfologia; assim, a consecução deste projeto se justifica, pois agregará pesquisas em morfologia em diferentes vertentes teóricas, numa abordagem teórica e experimental. Serão nosso foco estudos que analisam a estrutura interna das palavras e os processos de sua formação, numa perspectiva formal ou funcional. Os trabalhos poderão considerar a morfologia enquanto disciplina autônoma ou em interação com outros níveis de análise linguística. Envolverá pesquisas de Iniciação Científica e de orientandos do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin)…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Natival Almeida Simões Neto – Integrante / Cristiane Namiuti-Temponi – Integrante / Elisângela Gonçalves da Silva – Coordenador.

 

Título: CONHPOR. Construcionário Histórico da Língua Portuguesa: esquemas morfológicos e sintáticos do português em abordagens construcionais, relacionais e cognitivistas. Primeira etapa: o português arcaico (séculos XII-XVI)
Descrição: Este projeto, aprovado com resolução CONSEPE-UEFS 116/2021, conforme publicação no D.O.E. do dia 20/11/2021, tem como objetivo analisar construções morfológicas e sintáticas da língua portuguesa, em diferentes estágios da sua história. Nesta primeira etapa, o projeto se volta contundentemente, não exclusivamente, aos dados do português arcaico (séculos XII-XVI). Assim, a análise de fenômenos de períodos subsequentes do português, bem como de fenômenos do fundo latino-românico, também interessa a esta primeira etapa do projeto. São bem-vindas análises de fenômenos de ordem morfológica, tais como flexão, derivação afixal (sufixação, prefixação, circunfixação) e composição, e de ordem sintática, tais como construções argumentais, construções idiomáticas, construções que envolvam conectivos e adverbiais, construções que envolvam inversão de elementos nas sentenças e construções de tópico e foco. Como perspectiva teórico-epistemológica, são adotados os postulados da Linguística Cognitiva (LAKOFF E JOHNSON, 1980; FILLMORE, 1982; LAKOFF, 1987, 1993, 2008; LANGACKER, 1987, 2013; SILVA, 1999, 2006; CROFT E CRUSE, 2004; FERRARI, 2011), da Gramática de Construções (GOLBERG, 1995, 2006, 2013; CROFT, 2001; BYBEE, 2010, 2015; TRAUGOTT E TROUSDALE, 2013; HILPERT, 2014; SAMPAIO, 2013; PINHEIRO, 2015, 2016), da Linguística Funcional Centrada no Uso (OLIVEIRA, 2017, 2019, 2020; ROSÁRIO E OLIVEIRA, 2016; ROSÁRIO E LOPES, 2019; FURTADO DA CUNHA E BISPO, 2019; FURTADO DA CUNHA E SILVA, 2019), da Morfologia Construcional (BOOIJ, 2005, 2010, 2017, 2020; GONÇALVES, 2016a, 2016b, 2020a, 2020b; SOLEDADE, 2013, 2018, 2019; SIMÕES NETO, 2017, 2018, 2019, 2020; LOPES, 2018, 2020, 2021, TAVARES DA SILVA, 2019, 2020; RODRIGUES, 2016, 2019, 2020) e da Morfologia Relacional (JACKENDOFF E AUDRING, 2016, 2018, 2020; GONÇALVES, 2021; VIEIRA DOS SANTOS, 2021)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) .

Integrantes: Natival Almeida Simões Neto – Coordenador / Letícia Rodrigues – Integrante / Mailson dos Santos Lopes – Integrante / Hervickton Israel de Oliveira Nascimento – Integrante / Deivid Borges Santos – Integrante / Antonia Vieira dos Santos – Integrante / Juliana Soledade – Integrante / Ian Lezan Salvador – Integrante / Valéria Viana Sousa – Integrante / Gessilene Silveira Kanthack – Integrante / Mônica Nunes Carneiro – Integrante / Beatriz Barreto da Silva Santos – Integrante / Ester Carneiro dos Santos – Integrante / Fernanda Oliveira Silva – Integrante / João Vitor Knoth Silva – Integrante / Luan Oliveira Mendes – Integrante / Jalmir Profeta da Silva – Integrante / Cecília Cunha Cerqueira dos Santos – Integrante / Amanda Nascimento de Jesus – Integrante / Larissa Nascimento Pedreira de Souza – Integrante.

Número de produções C, T & A: 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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